14 de março de 2019

49º The Secret of Convict Lake (Mulheres em Perigo) – 1951



The Secret of Convict Lake não é um western convencional. O filme se baseia em uma das lendas - ou em uma história real, conforme nos assegura o narrador - que se contam sobre o Lago dos Condenados, na Califórnia. Com uma bela fotografia em preto e branco, o filme tem uma atmosfera noir, com agradável uso de cenas noturnas, entre as quais a do encontro entre os antagonistas, e mistura drama, suspense e romance na dose certa. É um filme que não merece o rótulo de B Movie. A imprecisão desta sua condição se deve não apenas ao fato de contar com estrelas do porte de Gleen Ford e Gene Tierney, mas, principalmente por ter uma história bem construída, um bom texto e uma direção muito competente, a cargo de Michael Gordon.

É um filme com alguns pequenos problemas técnicos - de atuação e de efeitos medianamente realizados - mas nada que prejudique sua originalidade e sua integridade. Por outro lado, a música, a fotografia, a trama e boas cenas de ação merecem destaque.

O filme narra a história de um prisioneiro – o segredo do lago – que, preso por um crime que não cometeu, foge da cadeia de Carson City, Nevada, em direção às montanhas geladas da Califórnia, com uma súcia de fugitivos; após caminhar dias na neve, o grupo alcança um pequeno povoado e ali encontra apenas mulheres e crianças (estas, pouco exploradas na trama). Logo se instala um ambiente de insegurança e medo, permeado pelos dramas pessoais de cada personagem. O líder do grupo na verdade não é um bandido, mas um homem em busca de vingança, ou de, pelo menos, justiça. Numa insólita reunião como essa, não é de estranhar que vínculos e relações sejam mais fortes, ao fim, do que desconfiança e receios.


 Pode-se forçosamente classificar The Secret of Convict Lakecomo um western feminista, entretanto, ele não trata de mulheres burguesas idealizando um mundo de poder e perfeição. Na verdade, é um filme que mostra mulheres fortes e autênticas, enfrentando a dureza a frieza do mundo com altivez e determinação, sem se deixar corromper, mas, principalmente, sem deixar de ser essencialmente mulheres, com seus dramas, suas sutilezas, e muita beleza também, nos gestos humanos e, claro, nos dotes físicos. Assim, um dos méritos do filme é justamente a criação de personagens muito bem delineados, embora, por vezes, aparentem comportamentos ambíguos.

The Secret de Convict Lake obteve sucesso na época de seu lançamento, mas logo entrou em descenso e quase desapareceu das listas dos bons filmes do gênero. Problemas políticos talvez tenham influenciado isso, pelo que fizeram declinar, em especial, a carreira do bom diretor.

The Secret of Convict Lake não é, como disse, um filme convencional, e, embora tenha alguns defeitos, se trata, sim, de um pequeno grande filme, pela delicadeza com que trata as mulheres, pela bela composição artística, pelo belo elenco e pela mais genuína e refinada afirmação dos valores humanos e da civilização americana.





0 Comentários
Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário