Para ler


Nesta seção, fazemos algumas sugestões de material para leitura (livros, revistas, etc.), ora para fins de lazer, ora para fins de estudo.



Título: A Civilização do Espetáculo
Autor: Mario Vargas Llosa
Editora: Objetiva

A Civilização do Espetáculo, do escritor peruano, vencedor do Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, é um livro para aqueles que desejam ter uma noção geral do problema da cultura na modernidade. Em uma linguagem simples, alimentado com boas referências, e evitando o hermetismo ou a complexidade dos livros mais pretensiosos, que a muitos afastam, o autor faz um breve percurso sobre as práticas de cultura que acabaram por se desenvolver em quase todos os campos da vida, mas notadamente no campo das artes e nas ciências humanas, nos últimos anos. Apesar dos pontos discutíveis, e, talvez, também, por isso, um bom livro, com predomínio de uma visão liberal-democrata.




Título: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras

A Revolução dos Bichos é leitura indicada tanto para jovens como para adultos. Trata-se de um livro de leitura fácil, mas nem por isso, tolo, embora seu estilo não me agrade tanto. Nele, Orwell, quase didaticamente, expõe as mazelas dos chamados regimes autoritários/totalitários.  Simpatizante das ideias de esquerda, curiosamente, Orwell constrói sua fábula como uma dura crítica, e de modo especial, ao sanguinário e indecoroso regime stalinista. Sem cansar o leitor com as chatices das questões políticas, e apenas contando uma boa história, aprazível para qualquer jovem, o autor alerta e politiza um pouco sobre os perigos de se acreditar em paladinos da humanidade e em guinadas ideológicas, antes de tudo porque o ser humano e as condições objetivas do mundo rechaçam com veemência esse tipo miraculoso de solução. Um tipo de livro que todos deveriam ler. Um belo presente para aquele filho amado.

 

Título: Neruda para jovens
Autor: Pablo Neruda
Editora: José Olympio

Esta sugestão é principalmente para jovens iniciantes na leitura, em conformidade mesma com o título do livro, embora possa servir a qualquer leitor. Neruda para jovens é uma antologia de poemas do grande poeta chileno, com o diferencial de ser uma edição bilíngue, em espanhol, mas com tradução em português. A leitura da poesia exige alguma maturidade, mas o jovem deve buscar aproximar-se do texto poético, que, sem dúvida, é o mais sofisticado entre todos, e que lhe trará maior sensibilidade e capacidade interpretativa. Nessa antologia, temos três poemas de “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada”, quatro sonetos de “cem sonetos de amor”, além de vários outros textos, como “Teu riso”, “Testamento”... Uma sugestão é fazer uma breve pesquisa na internet sobre o autor e sua obra e aventurar-se no seu mundo. Sugiro ainda ver o filme “O carteiro e o poeta”, sobre o autor. Abaixo, coloco a estrofe final de “Teu riso”:

Ríete de la noche,                      (Quero que rias da noite,)
del día, de la luna,                    (rias do dia e da lua,)
ríete de las calles                      (e rias das avenidas)
torcidas de la isla,                     (retorcidas desta ilha,)
ríete de este torpe                     (podes rir deste rude)
muchacho que te quiere,           (rapaz que muito te quer,)
pero cuando yo abro                   (mas quando eu abro os olhos)
lós ojos y los cierro,                   (para ir logo fechando)
cuando mis pasos van,                (quando meus passos vão,)
cuando vuelven mis pasos,         (quando meus passos voltam,)
niégame el pan, el aire,             (nega-me o pão, e o ar,)
la luz, la primavera,                  (a luz, a primavera,)
pero tu risa nunca                      (mas o teu riso nunca)
porque me moriría.                    (porque assim morreria.)



Título: Sagas - Vol. II - Estranho Oeste
Autores:Duda Falcão, Christian David, Alícia Azevedo, M. D. Amado, Wilson Vieira.
Editora: Argonautas
A saga continua... Os amantes da literatura fantástica breve poderão conferir o segundo volume da série Sagas, publicado pela Argonautas Editora. Este segundo volume tem como tema “Estranho Oeste”, com histórias de Alícia Azevedo, Christian David, Duda Falcão, M. D. Amado e Wilson Vieira. Você pode conferir maiores detalhes no site da Argonautas Editora, ou no blog Museu do terror, de Duda Falcão, que participa na coletânea com Bisão do Sol Poente. Boa Leitura!



Titulo: Sagas – Vol. I – Espada e Magia
Autores: Cézar Alcázar,  Duda Falcão, Georgette Silen, Rober Pinheiro
Editora: Argonautas
Cesar Alcázar (pseudônimo de Cézar Almeida), em parceria com Duda Falcão, Georgette Silen e Rober Pinheiro, publicou recentemente, pela Argonautas Editora, o título Sagas – Vol. I – Espada e Magia, boa pedida para os amantes da literatura fantástica. O livro apresenta quatro histórias épicas, escritas em um estilo caro às  histórias de Robert E. Howard, com os personagens Conan e Kull, Elric de Melniboné, criação de Micheal Moorcock, e o ciclo de Lankhmar, de Fritz Leiber. Através do link http://bmovieblues.blogspot.com/ você obtem mais informações sobre o livro e sobre como adquiri-lo junto às livrarias ou com o próprio autor.



Título: Cemitério Perdido dos filmes B
Autor: César Almeida
Cemitério Perdido dos filmes B é uma importante contribuição à divulgação e ao conhecimento dos filmes B, produções de baixo orçamento, oferecidas originariamente como “aperitivo”, ao lado de produções mais caras, em sessões de cinema nos Estados Unidos. Trata-se de uma coletânea de textos sobre filmes que cada vez mais têm se tornado Cult ao redor do mundo. Uma bela e libertária jornada pelo universo dos filmes que provam que não é o orçamento que cria a arte, mas o talento. Nele, encontram-se filmes de terror, ficção, eurowesterns, etc., como Easy Rider (Sem Destino), The curse of Frankenstein (A maldição de Frankenstein), I quattro dell’apocalipse (Os quatro do Apocalipse), Vampyros Lesbos, Bring me the head of Alfredo Garcia (Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia), entre tantas outras pérolas.
Você pode adquiri-lo nas livrarias, ou, bem melhor, com o próprio autor, um gaúcho gente fina, claro, com direito ao autógrafo, através do blog B Movie Box Car Blues (link abaixo).

http://bmovieblues.blogspot.com/



Título: Para entender o Texto: leitura e redação.
Autores: Platão e Fiorin
Esta sugestão dirige-se principalmente aos estudantes que estão às voltas com o vestibular (Enem...). É um livro interessante, com linguagem acessível, e que pode ajudar bastante você a desvendar ou a aperfeiçoar alguns mecanismos importantes na construção de um texto. Aborda temas como leitura, questões sobre significação e tópicos oriundos da linguística textual. Apresenta várias, e interessantes, propostas de redação, passando por vários tipos de texto, narrativos, descritivos, dissertativo, etc., indo um pouco além do texto verbal, inclusive. Há lacunas, mas é um livro útil, para a finalidade a que se propõe. Bom estudo!




6 Comentários
Comentários

6 comentários:

Unknown disse...

os livros estão de parabéns, principalmente neruda para jovens, no qual eu já lí e recomendo! beijos e sucesso pro seu blog!

Vinícius Lemarc disse...

Obrigado, Sisi! Na realidade as sugestões de livros ainda estão poucas, mas espero ampliar e estou pensando como posso fazê-lo da melhor forma.
Abraço! LeMarc

Anônimo disse...

lindo opoema,como o suspiro do vento.

Vinícius Lemarc disse...

Neruda é dos grandes. Obrigado pelo passeio no nosso espaço, caro... anônimo.

Lemarc

Unknown disse...

Poderia ter mais sugestões mesmo.

Unknown disse...

Poderia ter mais sugestões mesmo.

Postar um comentário