7 de agosto de 2021

42º Geronimo: An American Legend (Gerônimo - Uma lenda americana) 1993


Diferentemente dos filmes selecionados até agora, este western se inscreve na escola do gênero que veio após as influências da produção cultural da década de sessenta. Gerônimo foi realizado em 1993 por um dos mais talentosos diretores de western da atualidade, Walter Hill.

Inspirado nos fatos ocorridos na chamada “Campanha Gerônimo”, o filme conta a história de um oficial da cavalaria americana, Charles Gatewood (Jason Patric), encarregado pelo coronel George Crook (Gene Hackman) de capturar o “rebelde” chiricahua Geronimo (Wes Studi), o último grande líder apache que resiste à ideia de se deixar isolar em uma reserva, cujas terras, geralmente restritas e pouco valorizadas produtivamente, representavam para si e para os seus o fim de uma época.


O filme é narrado sob o ponto de vista do jovem soldado Britton Davis, interpretado por Matt Damon, e conta ainda com a bela participação de Robert Duvall, como Al Siber, um experiente rastreador de índios..

Geronimo tem o mérito pouco comum de retratar o índio de maneira mais próxima e mais humana. Também retrata homens do exército com invulgar grau de dignidade e de preocupação com o resultado de suas ações na “comunidade”. E talvez seja mesmo esse o fio condutor da narrativa, abordar esses conflitos e questionamentos, algo pouco comum no gênero. Geronimo é um filme bonito, bem dirigido, bem roteirizado, repleto de imagens à la John Ford, embora, por vezes, se torne desnecessariamente lento. Sem dúvida, vale conferir; mas sem exigências de rigorismo histórico, pois, de um modo ou de outro, ele levanta com talento uma justa reflexão.





0 Comentários
Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário