13 de agosto de 2021

41º Saddle the Wind (Irmão Contra Irmão) 1958


Os irmãos Steve e Tony Sinclair (Robert Taylor e John Cassavetes) moram nas terras de um grande fazendeiro, Dennis Deneen (Donald Crisp), que as pretende repassar futuramente aos mesmos. Tudo vai bem até dois acontecimentos abalarem o lugar: a chegada da noiva de Tony, Joan Blake (Julie London), que o acompanha no retorno de uma viagem, e a chegada de colonos que reivindicam a posse de parte das terras, outrora pertencente ao pai do líder do grupo.

Desequilibrado emocionalmente e fascinado por armas e violência, Tony tenta firmar-se frente a seu irmão Steve - um velho pistoleiro aposentado e desencantado com a violência de seus dias, e que inspiraram Tony - e frente a sua amada e à comunidade.

A partir daí, uma série de acontecimentos trágicos acontecem, destruindo os planos e as vidas de algumas das principais personagens.


Trata-se de um western pacifista, calcado nas consequências decorrentes sobretudo da falta de senso de oportunidade e de responsabilidade no uso da violência..

Saddle the Wind é um filme curto, com boa direção, a cargo de Robert Parrish e John Sturges, com bons atores, boa fotografia e um belo tema musical interpretado por Julie London, a personagem que acaba oscilando bem no meio da relação entre os irmãos.
.
O filme tem alguns defeitos, como uma interpretação às vezes pouco convincente de Cassavetes, ou ainda a presença exagerada e um tanto descartável, embora competente internamente, do pistoleiro que procura por vingança desde os primeiros minutos da película. Contudo, o roteiro dramático, a verossimilhança e as passagens memoráveis, como a cena em que Joan Blake canta para Tony, fazem deste um western imperdível.


0 Comentários
Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário