21 de agosto de 2011

Clã Brasil no "Um ano de Sarrabulhada Cult!"






















Nesta breve entrevista para o Sarrabulhada Cult, Clã Brasil, a banda que ilustrou nosso primeiro post, fala um pouco sobre seu trabalho, sobre a música nordestina e a música brasileira, e demonstra uma visão muito segura com relação ao desenvolvimento do seu trabalho, o que certamente explica o resultado que a banda  oferece ao seu público, com exibições de altíssimo nível, que agradam em qualquer lugar onde ela se apresente, seja no Brasil, ou mesmo na Europa. 







Oi, pessoal, contem pra gente como surgiu o Clã Brasil?

CLÃ BRASIL: O Clã Brasil surgiu como fruto de estudos e prática com música erudita e popular em família. Começamos tocando chorinhos, músicas nordestinas e, com o incentivo de amigos e familiares, partimos para uma profissionalização.
Vocês poderiam fazer uma rápida apresentação dos membros da banda?

CLÃ BRASIL: O grupo é formado basicamente pela reunião de duas famílias de músicos. Daí o nome Clã Brasil. Uma das famílias é composta pela Lucyane (sanfona, fole de 8 baixos, bandolim e voz), pela Laryssa (zabumba, violino e voz) e pela Lizete (flauta, pífano e voz) e pelos pais das três, a mãe Maria José (triângulo e voz) e Badu, o pai (violão de 7 cordas). A outra família do nosso Clã é formada pela Fabiane (cavaquinho, violão de 12 cordas e voz) e por seu irmão, Francisco Fernandes Neto (percussão).
O ambiente da banda deve ser de muito alto astral; no grupo, quem é mais brincalhão?

CLÃ BRASIL: O ambiente da banda é legal, e, sem dúvida, as mais descontraídas são a Lucyane e a Fabiane.
Como é o processo criativo do Clã Brasil?

CLÃ BRASIL: Tudo que fazemos no grupo passa sempre por reuniões de planejamento e por avaliações em conjunto.
Como vocês encaram a responsabilidade de serem legítimos seguidores, e representantes, da música de raiz nordestina?

CLÃ BRASIL: Nós encaramos o que fazemos com muita seriedade e com a certeza de que estamos contribuindo de forma positiva para a construção de nossa história,  e servindo de exemplo e estímulo a todos que nos admiram e seguem nosso trabalho.
Como vocês veem a produção musical nordestina nos últimos anos? Vocês acham que ela representa bem a riqueza cultural da região?

CLÃ BRASIL: A produção musical nordestina é muito rica, diversificada e atualizada, apresentando excelentes criações, dentro de nossa realidade, que é uma realidade bem diferente da que enfrentaram Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e outros da época, e, por isso,os temas são diferentes, o que não impede que reflitam e ajudem a construir a nossa cultura contemporânea.
A cultura de massa, dominante no país, é voltada prioritariamente para os jovens. Como vocês pensam conseguir alcançar os jovens, que têm se revelado cada dia mais aculturados e pobres de referências?

CLÃ BRASIL: Nós temos certa consciência do que se passa na cabeça dos jovens, por também estarmos envolvidos nas influências que chegam a todos nós. Presenciamos os direcionamentos, principalmente por meio da influência dos veículos de comunicação, e sabemos que podemos chegar a uma boa parte dos jovens que buscam conteúdos mais consistentes no que consomem.
Agora uma brincadeira: se aparecesse uma proposta de alto ganho financeiro por parte de uma dessas gigantes do entretenimento brasileiro, vocês trocariam o estilo musical?

CLÃ BRASIL: Nem de brincadeira...
Vocês se aborrecem ao ver o país tão cheio de mazelas, com tantas diferenças sociais, econômicas,  culturais, falta de oportunidades iguais entre as regiões, ou vocês procuram apenas seguir adiante, cantando as coisas boas e cientes de que um trabalho bem feito certamente trará os frutos desejados?

CLÃ BRASIL: Nós nos preocupamos e nos sensibilizamos com os indicadores socioeconômicos e culturais do nosso país, com os rumos que segue boa parte da nossa juventude, com a falência das estruturas familiares, muitas vezes estimulada pelos veículos de comunicação, com os maus exemplos de grande parte de nossos gestores públicos e políticos. Por isso mesmo, não só cantamos as coisas boas, mas também procuramos levar ao público nosso posicionamento diante da nossa realidade, cientes de que somente um trabalho, não só bem feito, mas também engajado socialmente, nos trará bons frutos.
Meninas, além de muito talentosas, você são também muito bonitas. Vocês são muito paqueradas nos shows?

CLÃ BRASIL: Obrigada!... Nós sempre procuramos respeitar o momento de trabalho, onde assumimos exclusivamente a postura de artistas.
Que estilos musicais vocês gostam de ouvir quando estão em casa?

CLÃ BRASIL: Ouvimos todos os estilos musicais. Tudo que é bom e bem feito.
Para vocês: qual o maior nome da música brasileira?

CLÃ BRASIL: A música brasileira é tão rica e diversificada que para destacar um só nome como o melhor, é difícil. Temos grandes artistas contemporâneos, excelentes dentro de seus estilos: Dominguinhos, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Alceu Valença, Chico César, Zé Ramalho, entre várias nomes que não citamos.     
E o próximo trabalho? Falem um pouco dos novos projetos.

CLÃ BRASIL: Atualmente estamos em fase de elaboração de um CD intitulado ¨CLÃ BRASIL CANTA ROSIL CAVALCANTE¨ e um CD+DVD intitulado ¨CLÃ BRASIL 10 ANOS – Parcerias¨ com  15 músicas inéditas dos compositores do CLÃ BRASIL(Badu e Lucyane) e com os maiores poetas-músicos do nordeste: Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Xico Bezerra, Flávio Leandro, Pinto do Acordeon, Vital Farias, Os Nonatos e Marcos Maia.
Para encerrar, agradeço imensamente a simpatia de vocês, desejo ainda muito mais sucesso nessa jornada que certamente irá fincar raízes firmes e imperecíveis na nossa cultura.

CLÃ BRASIL: Agradecemos imensamente pela oportunidade que temos de interagir com o público, revelando um pouco de nossa história, expressando pontos de vista, nossas ideias, planos e projetos,

Beijos!

Clã Brasil

Encerramos nossa entrevista, agradecendo mais uma vez a atenção e a simpatia da turma do Clã Brasil, reiterando para que você dê uma olhada no site da banda, onde poderá conhecê-la um pouco mais, baixar algumas músicas, ouvir depoimentos de outros artistas brasileiros, e, até começar a programar um jeito de assistir a um show dessas meninas, e rapazes, notáveis,  que são motivo de orgulho para o Brasil, um país que sempre foi celeiro de grandes artistas, e que, pelo jeito, não perdeu sua vocação, sempre brindando-nos com grandes talentos na música popular, na literatura, na arquitetura, enfim, nas artes em geral. Um abraço e, desde já, combinamos com você o próximo encontro neste novo espaço. Na próxima entrevista estaremos conversando com uma estrela de primeira grandeza do nosso cancioneiro. Esperamos você! Um grande abraço!









P.S.: imagens (algumas): João Marcos


Veja também uma bela matéria com a banda no site BOL. O link é:

http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2011/08/25/garotas-do-cla-brasil-apresentam-forro-em-homenagem-a-dominguinhos-em-sp-veja-videos.jhtm
5 Comentários
Comentários

5 comentários:

LeMarc disse...

Acabo de incidentalmente excluir um comentário muito simpático sobre a entrevista com a banda Clã Brasil. Estou registrando aqui, por respeito á pessoa que comentou, não pelo fato de eu ter excluido num clique errado um comentário. Se o comentarista retornar, talvez poste novamente seu comentário e possa expressar sua visão, que é o mais importante. Agradeço ao amigo ou amiga internauta pelo comentário, mesmo não publicado, e pelo elogio ao "bom gosto pela escolha da banda Clã Brasil.

Abraço!

LeMarc

Anônimo disse...

Caro amigo, foi um engano seu, o meu comentario foi publicado, só que foi no outro texto sobre elas!:D
Abraço!

LeMarc disse...

É verdade, que desatenção a minha. É que quando eu fui publicar, o fiz com certa pressa, conversando com pessoas, em trânsito, aí nem observei que era na postagem anterior a essa. Publiquei e quando não vi a mesma publicada imaginei que teria incidentalmente clicado excluir, porque se tratava de um notebook, que é "ultrassensível" ao toque. Então resolvi postar o comentário acima, porque acho muito importante a opinião de cada pessoa, mesmo que eu possa não concordar com ela. Publico tudo, menos o que é baixaria, e conforme os termos de uso.

Abraço! :D

professor Luiz Gonzaga disse...

Estas meninas são maravilhosas... dá vontade de continuar ouvindo-as sem se importar com as horas ou os compromissos. Como professor de música (graduado e pós), tenho travado uma luta com os meus alunos para dismitificar a nossa genuína música nordestina, diferente do que as banda eletrificadas tentam fazer. Parabéns ao blog pela entrevista e parabéns ao CLÃ BRASIL, pela clareza de propósitos! Avante, companheiros! Que Paraíba fantástica!

Lemarc disse...

Caro professor, muito obrigado pela visita ao nosso espaço. Sou um apaixonado pela cultura genuína, pelo que emana verdadeiramente do povo, mas de um povo que conhece seu valor, que cultiva suas raízes, que não se deixa levar pelo que tentam lhe empurrar goela abaixo. Clã Brasil é uma banda maravilhosa, assim como o nordeste, belo e dono uma cultura popular extraordinária.

Grande abraço!

Lemarc

Postar um comentário