13 de novembro de 2010

Em busca do canudo


Uma dica para quem não terminou o Ensino Médio, ou nunca frequentou regularmente a escola, é fazer o enem. Há outras opções oferecidas pelas Secretarias de Educação, e Instituições de Ensino em geral, como cursos intensivos, cursos à distância, mas, me parece que o enem é atualmente a opção mais prática, sobretudo para quem tem pouco tempo para se dedicar aos estudos com horário fixo ou mesmo para fazer uma maratona de avaliações em momentos diferentes. O enem apresenta ainda a vantagem de ser praticamente de graça. Se você não tiver direito a isenção, pagará somente a inscrição. Para buscar sua certificação por essa via o candidato precisa:

1 - Ter 18 anos completos na data da primeira prova;
2 - Obter pelo menos 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento do exame;
3 - Obter um mínimo de 500 pontos na redação.

E o candidato ainda pode obter pontuação para concorrer a uma vaga na faculdade, através do ProUni ou do SISU. O certificado de conclusão do ensino médio é emitido pelas Secretarias estaduais, pelos institutos federais, ou, ainda através do próprio MEC (ver mais informações no site do enem, no link abaixo).

Só esperamos que - como não é de espantar, no Brasil - o tiro não saia pela culatra. Que esse tipo de  mecanismo não tenha efeito contrário, incentivando alguns jovens a pegar embalo nas facilidades, deixando pra “resolver tudo” de uma só tacada. Essa opção é boa para pessoas que não são bobas, mas tiveram pouca chance de estudar, não como solução definitiva para essa parte do problema da educação no país. Portanto, ela pode, mas não de deve servir ao interesse de engordar os números da educação, estimulando sua anorexia qualitativa. Agora, a  bola é do governo.

Link: http://www.enem.inep.gov.br/enem.php

0 Comentários
Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário