28 de abril de 2018

Mentiras e FAKE NEWS

A mentira é algo detestável, mas não entendo por qual motivo os políticos podem mentir, os jornalistas podem mentir, os advogados podem mentir, os comerciantes podem mentir, os artistas podem mentir, as pesquisas podem mentir, as crianças podem mentir, todo mundo pode mentir, mas o povo não pode mentir.

Agora, estão inventando uma história de FAKE NEWS DO POVO. Que elitismo! No começo, acusavam-se os jornalistas de divulgar Fake News, de agir conforme interesses ideológicos, ou causas muito menos nobres. Atacados, os malandros começaram a tentar virar a mesa. De acusados tentam passar a acusadores.

Quando os PODEROSOS da IMPRENSA e da POLÍTICA perceberam que a LIBERDADE que o povo ganhara com a internet era uma ameaça ao DOMÍNIO da opinião pública e que ameaçava as TRADICIONAIS e HISTÓRICAS FAKE NEWS, de que sempre usaram e abusaram, eles começaram a perseguir, desacreditar e buscar meios dissimulados de CENSURÁ-LA. Mentir é horrível, mas se todos podem mentir, porque negar esse vergonhoso direito ao povo? O povo não precisa de babás ou de censores deste nível, ele precisa é aprender com a prática e com o tempo a compreender melhor o mundo das informações e o mundo real. Ademais, o mundo funciona sempre em direção à autorregulação.

Essa é a novíssima ágora da modernidade, a primeira vez que o mundo experimentou todo mundo debatendo tudo, mesmo sem saber de nada. Isso é o MELHOR exemplo do conceito de democracia. E, bem ou mal, a justiça vai cuidando dos crimes cometidos, que devem se restringir a crimes contra pessoas objetivas, nunca atacar palavras ditas contra instituições, grupos ou ideias, com isso criando o exótico CRIME DE PENSAMENTO.

Me admira que entre os combatentes estejam os velhos conhecidos “DEFENSORES DA IGUALDADE”, para quem todos deveriam ter direitos iguais, inclusive a esse respeito. Ou não? Ou todos podem mentir ou ninguém pode (o que seria maravilhoso, mas que evidentemente é uma loucura). E, afinal de contas, sempre vem no meio uma verdadezinha que é uma mentira para o outro. Seria este o problema?

PAREM DE MENTIR! Ou melhor, mintam, e DEIXEM O POVO MENTIR.



1 Comentários
Comentários

Um comentário:

meescrever-ser.blogspot.com disse...

Professor, rindo pra não chorar aqui. É uma tristeza vivermos a mercê de pessoas tão mal-intencionadas que se utilizam da linguagem sempre tentando moldar a nossa perspectiva da realidade. E é ainda mais triste saber que o desvio de caráter é um problema endêmico e cultural. Nada de novo debaixo do sol.
PS: gostei muito, muito do blog! Abraço.

Postar um comentário